Arduino para Iniciantes

Cursos


Simulados


P&R

Arduino-36 Projetos

Ajude-nos a manter este site sempre atualizado com novos Cursos, Tutoriais, Simulados e Projetos. Agradecemos a sua colaboração.


Curso de HTML - Aula 2

O Que é HTML

 HTML é um acrônimo que significa Hyper Text Markup Language, usado para criar páginas e aplicativos da Web. Vamos ver o que se entende por Hypertext Markup Language e página da Web.

HyperText: Significa simplesmente "Texto dentro de Texto". Um texto tem um link dentro dele, é um hipertexto. Sempre que você clica em um link que o leva a uma nova página da Web, você clica em um hipertexto. O HyperText é uma maneira de vincular duas ou mais páginas da Web (documentos HTML) entre si.

Linguagem de marcação: Uma linguagem de marcação é uma linguagem de computador usada para aplicar as convenções de layout e formatação a um documento de texto. A linguagem de marcação torna o texto mais interativo e dinâmico. Pode transformar texto em imagens, tabelas, links etc.

Página da Web: Uma página da Web é um documento geralmente escrito em HTML e traduzido por um navegador da Web. Uma página da Web pode ser identificada digitando uma URL. Uma página da Web pode ser do tipo estático ou dinâmico. Com a ajuda apenas do HTML, podemos criar páginas da Web estáticas.

 Portanto, o HTML é uma linguagem de marcação que é usada para criar páginas da Web atraentes com a ajuda do estilo e que fica em um bom formato em um navegador da Web. Um documento HTML é composto por muitas tags HTML e cada tag HTML contém conteúdo diferente.

Vejamos agora um exemplo simples de HTML:

 Para executar esse código, copie o conteúdo com Ctrl+A e cole no Notepad++. Salve esse arquivo como: html-exemplo-2.1.html e execute no seu navegador.

A saída desse exemplo será:


Vejamos alguns comentários sobre o exemplo acima:

 1) "!DOCTYPE": define o tipo de documento ou instrui o navegador sobre a versão do HTML.

 2) "html": essa tag informa ao navegador que é um documento HTML. O texto entre a tag html descreve o documento da Web. É um contêiner para todos os outros elementos do HTML, exceto "!DOCTYPE".

 3) "head": deve ser o primeiro elemento dentro do elemento "html", que contém os metadados (informações sobre o documento). Ele deve ser fechado antes que a tag do corpo seja aberta.

 4) "title": como o nome sugere, é usado para adicionar um título à página HTML que aparece na parte superior da janela do navegador. Ele deve ser colocado dentro da tag "head" e deve fechar imediatamente. (Opcional).

 5) "body": o texto entre a tag body descreve o conteúdo do corpo da página que é visível para o usuário final. Essa tag contém o conteúdo principal do documento HTML.

 6) "h1": O texto entre a tag "h1" descreve o cabeçalho de primeiro nível da página da web.

 7) "p": o texto entre a tag "p" descreve o parágrafo da página da web.

Breve Histórico do HTML

 No final dos anos 80, um físico, Tim Berners-Lee, contratado pelo CERN, propôs um sistema para pesquisadores do CERN. Em 1989, ele escreveu um memorando propondo um sistema de hipertexto baseado na Internet.

 Tim Berners-Lee é conhecido como o pai do HTML. A primeira descrição disponível do HTML foi um documento chamado "Tags HTML" proposto por Tim no final de 1991. A versão mais recente do HTML é a HTML5, que aprenderemos mais adiante neste Curso.

Versões do HTML

 Desde que o HTML foi inventado, existem muitas versões HTML no mercado. Vejamos quais são elas:

 1) HTML 1.0: a primeira versão do HTML foi 1.0, que era a versão básica da linguagem HTML, e foi lançada em1991.

 2) HTML 2.0: Esta foi a próxima versão lançada em 1995 e era a versão padrão da linguagem para o design do site. O HTML 2.0 foi capaz de suportar recursos extras, como upload de arquivos com base em formulário, elementos de formulário como caixa de texto, botão de opção etc.

 3) HTML 3.2: a versão HTML 3.2 foi publicada pelo W3C no início de 1997. Esta versão foi capaz de criar tabelas e fornecer suporte para opções extras para elementos de formulário. Ele também pode suportar uma página da Web com equações matemáticas complexas. Tornou-se um padrão oficial para qualquer navegador até janeiro de 1997. Hoje é praticamente suportado pela maioria dos navegadores.

 4) HTML 4.01: A versão HTML 4.01 foi lançada em dezembro de 1999 e é uma versão muito estável da linguagem HTML. Esta versão é o padrão oficial atual e fornece suporte adicional para folhas de estilo (CSS) e capacidade de script para vários elementos de multimídia.

 5) HTML5: HTML5 é a versão mais recente da linguagem HyperText Markup. O primeiro rascunho desta versão foi anunciado em janeiro de 2008. Existem duas grandes organizações, uma é o W3C (World Wide Web Consortium) e a outra é o WHATWG (Grupo de Trabalho de Tecnologia de Aplicação de Hipertexto na Web), envolvido no desenvolvimento da versão HTML 5, e ainda está em desenvolvimento.

Recursos do HTML

 1) É uma linguagem muito fácil e simples. Pode ser facilmente entendida e modificada.

 2) É muito fácil fazer uma apresentação eficaz com HTML, pois possui muitas tags de formatação.

 3) É uma linguagem de marcação, portanto, fornece uma maneira flexível de criar páginas da Web junto com o texto.

 4) Facilita os programadores a adicionar um link nas páginas da Web (por tag de âncora html), aumentando o interesse da navegação do usuário.

 5) É independente de plataforma, pois pode ser exibido em qualquer plataforma como Windows, Linux e Macintosh etc.

 6) Facilita o programador a adicionar gráficos, vídeos e sons às páginas da Web, o que o torna mais atraente e interativo.

 7) HTML é uma linguagem que não diferencia maiúsculas de minúsculas, o que significa que podemos usar tags em letras minúsculas ou maiúsculas.

  IMPORTANTE: Recomenda-se escrever todas as tags em minúsculas para obter consistência, legibilidade etc.

*****


Tutoriais


Programas



Projetos


O Catador de Lixo Arduino para Iniciantes Programando com Arduino-12 Projetos
Cursos

Android
C
C++
CSS3
HTML
Java
JQuery
JScript
PHP
SQL
P&R

Android
CSS3
HTML
Java
JQuery
JScript
PHP
Python
Simulados

Android
Arduino
C
C++
CSS3
HTML
Java
JQuery
JScript
PHP
Python
SQL
Tutoriais

Android
App Inventor 2
Arduino
C
C++
CSS3
HTML
Java
JQuery
JScript
PHP
Python
Programas

Android
App Inventor 2
C
Java
JQuery
JScript
PHP
Python
Projetos

Android
App Inventor 2
Arduino

Copyright 2020 - Simulados & Tutoriais - Todos os Direitos Reservados.