Arduino para Iniciantes

Cursos


Simulados


P&R

Arduino-36 Projetos

Ajude-nos a manter este site sempre atualizado com novos Cursos,
Tutoriais, Simulados e Projetos.

Agradecemos a sua colaboração.


Tutoriais App Inventor - 17

Como Utilizar tags HTML nas Legendas

  Nesse tutorial vamos mostrar como utilizar tags HTML nas legendas, como por exemplo: negrito, sublinhado, itálico etc. Para isso vamos utilizar algumas legendas e alguns botões, de forma que, quando os botões forem clicados, as mensagens nas legendas sejam formatadas de acordo com as tags informadas nos botões.

  • Abra o App Inventor acessando o link:

  App Inventor 2

  • Na tela apresentada, clique no Botão Create Apps!, em seguida entre com sua conta.
  • Crie um novo projeto com o nome: LegendasComHtml.

  Agora vamos alterar algumas propriedades da tela principal (Screen1).

  Alterando as propriedades da Tela Principal:

  • Clique em Screen1 na seção Componentes.
  • AlinhamentoHorizontal: Centro: 3.
  • CorDeFundo: Marrom.
  • PrimaryColor: Azul.
  • Theme: Dark.
  • Título: Legendas Com HTML.

  Iremos agora inserir os componentes do nosso projeto na seguinte ordem:

  • 1 Legenda.
  • 1 Layout OrganizaçãoHorizontal (vai servir somente como separador).
  • 1 Layout OrganizaçãoEmTabela.
  • 6 Botões.
  • 6 Legendas.

  Agora vamos alterar algumas propriedades dos componentes:

  Alterando as propriedades da primeira Legenda:

  • Nome: legMensagem.
  • FonteNegrito: marque o checkbox para alterar o texto para negrito.
  • TamanhDaFonte: 16.
  • Texto: Clique no botão apropriado para ver o resultado:
  • AlinhamentoDoTexto: Centro: 1.
  • CorDeTexto: Branco.

  Alterando as propriedades do Layout OrganizaçãoHorizontal::

  • Nome: layoutOrgHorizontal.
  • AlinhamentoHorizontal: Centro: 3.
  • Altura: 10 pontos.
  • Largura: Preencher principal.

  Alterando as propriedades do Layout OrganizaçãoEmTabela:

  • Nome: layoutOrgEmTabela.
  • Colunas: 2.
  • Largura: selecione a opção percentagem e digite: 90.
  • Linhas: 6.

  Alterando as propriedades dos Botões:

  Arraste seis botões e coloque-os na primeira coluna da tabela. Altere os nomes e as propriedades Texto de cada botão de acordo com a Tabela 1:


Tabela 1

  • FonteNegrito: marque o checkbox para alterar o texto para negrito.
  • TamanhDaFonte: 18.
  • Texto: Clique no botão apropriado para ver o resultado:
  • AlinhamentoDoTexto: Centro: 1.
  • CorDeTexto: Preto.

  Alterando as propriedades das Legendas:

  Arraste seis legendas e coloque-as na segunda coluna da tabela. Altere os nomes de cada legenda de acordo com a Tabela 2:


Tabela 2

  • CorDeFundo: Branco.
  • FonteNegrito: marque o checkbox para alterar o texto para negrito.
  • TamanhDaFonte: 18.
  • Texto: Deixe em branco.
  • AlinhamentoDoTexto: Centro: 1.
  • CorDeTexto: Branco.

  Feito isso, o seu projeto deverá ficar igual ao da Figura 17.1:


Figura 17.1 – Projeto com os componentes
inseridos e configurados.

  Agora vamos criar os códigos dos componentes e tornar nosso projeto funcional executando a tarefa para o qual foi designado. Somente os botões receberão códigos.

  Então vejamos:

• Na tela Blocos, clique no componente btnNegrito e arraste o primeiro bloco para a área em branco.
• Clique no componente legNegrito, arraste o segundo bloco e encaixe na lacuna “fazer” do bloco marrom. Altere a opção CorDeFundo para: Texto.
• Clique na categoria Texto, arraste o primeiro bloco e encaixe no final do último bloco colocado.
• Na lacuna entre aspas desse bloco digite: <b>Negrito</b>.

  Repita essa mesma operação para o restante dos botões. Preencha as lacunas desses botões com as expressões mostradas na Tabela 3:


Tabela 3

  Feito isso, seu projeto deverá ficar igual ao da Figura 17.2:


Figura 17.2 – Código finalizado da primeira Imagem.

  Esse bloco nos diz o seguinte:

  Quando cada botão for clicado, será mostrado na respectiva legenda o texto formatado em HTML de acordo com o rótulo de cada um.

  Dessa forma, concluímos o nosso projeto. Teste seu projeto em um dispositivo real e confira o resultado.

  Você pode baixar o código completo desse projeto acessando os links:

  LegendasComHtml.aia

  LegendasComHtml.apk



Tutoriais


Programas



Projetos


O Catador de Lixo Arduino para Iniciantes Programando com Arduino-12 Projetos
Cursos

Android
C
C++
CSS3
HTML
Java
JQuery
JScript
PHP
SQL
P&R

Android
CSS3
HTML
Java
JQuery
JScript
PHP
Python
Simulados

Android
Arduino
C
C++
CSS3
HTML
Java
JQuery
JScript
PHP
Python
SQL
Tutoriais

Android
App Inventor 2
Arduino
C
C++
CSS3
HTML
Java
JQuery
JScript
PHP
Python
Programas

Android
App Inventor 2
C
Java
JQuery
JScript
PHP
Python
Projetos

Android
App Inventor 2
Arduino

Copyright 2020 - Simulados & Tutoriais - Todos os Direitos Reservados.