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TUTORIAIS APP INVENTOR - 32

Como Calcular o Volume de um Cone


  O cone pode ser definido como o objeto tridimensional com uma base circular. O volume do cone é medido em unidades cúbicas. Certifique-se de que todas as medições estejam na mesma unidade antes de calcular o volume, conforme mostra a Figura 32.1:

  A fórmula para calcular o volume de um cone é a seguinte:

  Volume do cone = (pi x raio x raio x h)/3

  Onde:

  pi = 3.1416
  r = raio
  a = altura

  Exemplo:

  Suponha que o raio de um cone qualquer tenha 35 cm e a sua altura 38 cm. Calcule o seu volume:

  O Volume do Cone é: (3.1416 x 352 x 38)/3 = 48747.16.

  Então vejamos como desenvolver esse projeto:

  • Abra o App Inventor acessando o link:

  App Inventor 2

  • Na tela apresentada, clique no Botão Create Apps!, em seguida entre com sua conta.
  • Crie um novo projeto com o nome: CalculoVolumeCone.

  Agora vamos alterar algumas propriedades da Tela Principal:

  Alterando as propriedades da Tela Principal:

  • Clique em Screen1 na seção Componentes.
  • AlinhamentoHorizontal: Centro: 3.
  • CorDeFundo: Amarelo.
  • PrimaryColor: Verde Escuro.
  • Theme: Dark.
  • Título: Volume de um Cone.

  Agora vamos inserir os componentes do nosso projeto na seguinte ordem:

  • 1 Legenda (mensagem).
  • 1 Legenda (fórmula).
  • 1 Imagem (imagem do cone).
  • 1 Legenda (solicitação das informações).
  • 1 layout OrganizaçãoHorizontal.
  • 1 Legenda (Raio).
  • 1 Caixa de Texto (Raio).
  • 1 layout OrganizaçãoHorizontal.
  • 1 Legenda (Altura).
  • 1 Caixa de Texto (Altura).
  • 1 Botão.
  • 1 Legenda.

  Agora vamos alterar algumas propriedades dos componentes:

  Alterando as propriedades da primeira Legenda:

  • Nome: legMensagem.
  • FonteNegrito: marque o checkbox para alterar o texto para negrito.
  • TamanhoDaFonte: 20.
  • FamíliaDaFonte: sem serifa.
  • Texto: A Fórmula para Calcular o Volume de um Cone é a seguinte:
  • AlinhamentoDoTexto: Centro: 1.
  • CorDeTexto: Azul.

  Alterando as propriedades da segunda Legenda:

  • Nome: legFormula.
  • FonteNegrito: marque o checkbox para alterar o texto para negrito.
  • TamanhoDaFonte: 20.
  • FamíliaDaFonte: sem serifa.
  • HTMLFormat: marque o checkbox para aceitar tags HTML.
  • Texto: (pi x r<sup>2</sup> x a)/3.
  • AlinhamentoDoTexto: Centro: 1.
  • CorDeTexto: Vermelho.

  Alterando as propriedades da Imagem:

  • Nome: imgCone.
  • Imagem: faça o download da imagem do exemplo e coloque nesse componente.
  • RedimensionarParaCaber: clique nessa opção para que a imagem caiba perfeitamente no componente Imagem.

  Alterando as propriedades da terceira Legenda:

  • Nome: legMensagem2.
  • FonteNegrito: marque o checkbox para alterar o texto para negrito.
  • TamanhoDaFonte: 20.
  • FamíliaDaFonte: sem serifa.
  • Texto: Informe o Raio e a Altura do Cone:
  • AlinhamentoDoTexto: Centro: 1.
  • CorDeTexto: Azul.

  Alterando as propriedades da quarta Legenda:

  • Nome: legRaio.
  • CorDeFundo: Vermelho.
  • FonteNegrito: marque o checkbox para alterar o texto para negrito.
  • TamanhoDaFonte: 20.
  • Largura: 25 por cento.
  • FamíliaDaFonte: sem serifa.
  • Texto: Raio.
  • AlinhamentoDoTexto: direita: 2.
  • CorDeTexto: Branco.

  Alterando as propriedades da primeira Caixa de Texto:

  • Nome: ctRaio.
  • CorDeFundo: Ciano.
  • FonteNegrito: marque o checkbox para alterar o texto para negrito.
  • TamanhoDaFonte: 20.
  • Largura: 15 por cento.
  • SomenteNúmeros: marque o checkbox para aceitar somente números.
  • Texto: 0
  • AlinhamentoDoTexto: Centro: 1.
  • CorDeTexto: Cinza Escuro.

  Alterando as propriedades da quinta Legenda:

  • Nome: legAltura.
  • CorDeFundo: Vermelho.
  • FonteNegrito: marque o checkbox para alterar o texto para negrito.
  • TamanhoDaFonte: 20.
  • Largura: 25 por cento.
  • FamíliaDaFonte: sem serifa.
  • Texto: Altura:
  • AlinhamentoDoTexto: direita: 2.
  • CorDeTexto: Branco.

  Alterando as propriedades da segunda Caixa de Texto:

  • Nome: ctAltura.
  • CorDeFundo: Ciano.
  • FonteNegrito: marque o checkbox para alterar o texto para negrito.
  • TamanhoDaFonte: 20.
  • Largura: 15 por cento.
  • SomenteNúmeros: marque o checkbox para aceitar somente números.
  • Texto: 0
  • AlinhamentoDoTexto: Centro: 1.
  • CorDeTexto: Cinza Escuro.

  Alterando as propriedades do Botão:

  • Nome: btnCalcular.
  • FonteNegrito: marque o checkbox para alterar o texto para negrito.
  • Imagem: faça o download da imagem do exemplo e coloque nesse componente.
  • TamanhoDaFonte: 16.
  • Texto: Calcular.
  • AlinhamentoDoTexto: centro: 1.
  • CorDeTexto: Branco.

  Alterando as propriedades da sexta Legenda:

  • Nome: legResultado.
  • CorDeFundo: Vermelho.
  • FonteNegrito: marque o checkbox para alterar o texto para negrito.
  • TamanhoDaFonte: 20.
  • FamíliaDaFonte: sem serifa.
  • Largura: 25 por cento.
  • Texto: 0.
  • AlinhamentoDoTexto: Centro: 1.
  • CorDeTexto: Azul.

  Feito isso, o seu projeto deverá ficar igual ao da Figura 32.1:


Figura 32.1 – Projeto com os componentes
inseridos e configurados.

  Agora vamos criar os códigos dos componentes e tornar nosso projeto funcional.

  Mas antes de criarmos o código propriamente dito, precisamos criar três variáveis globais para armazenar os valores do raio, da altura (informados pelo usuário) e também do resultado.

  Vamos lá então:

  Códigos para as variáveis:

• Na tela Blocos, clique na categoria Variáveis.
• Arraste o primeiro bloco para a área em branco. Altere o rótulo nome para: raio (essa será a variável utilizada para armazenar o valor do raio informado pelo usuário).
• Feito isso, clique na categoria Matemática e arraste o primeiro bloco para o final do bloco existente. Mantenha o valor 0 (zero).
• Clique novamente na categoria Variáveis e arraste o primeiro bloco para a área em branco. Altere o rótulo nome para: altura (essa será a variável utilizada para armazenar o valor da altura informado pelo usuário).
• Feito isso, clique na categoria Matemática e arraste o primeiro bloco para o final do bloco existente. Mantenha o valor 0 (zero).
• Clique novamente na categoria Variáveis e arraste o primeiro bloco para a área em branco. Altere o rótulo nome para: resultado (essa será a variável utilizada para armazenar o resultado da operação).
• Feito isso, clique na categoria Matemática e arraste o primeiro bloco para o final do bloco existente. Mantenha o valor 0 (zero).

  Isso significa que quando o aplicativo for executado serão criadas essas variáveis com o valor 0. Veja na Figura 32.2 como deverá ficar o seu código:


Figura 32.2 – Variáveis inicializadas.

  Agora vamos aos códigos dos componentes:

  Apenas o componente Botão receberá código. Os outros componentes serão apenas informativos.

  Então vamos lá:

  Código para o Botão:

• Na tela Blocos, clique no componente btnCalcular e arraste o primeiro bloco para a área em branco.
• Clique na categoria Variáveis, arraste o terceiro bloco e encaixe na lacuna “fazer” do bloco marrom. Clique na pequena seta e selecione a opção: global base.
• Clique no componente ctLargura, arraste o primeiro bloco verde e encaixe no final do bloco vermelho. Altere a opção CorDeFundo para Texto.
• Clique na categoria Variáveis, arraste o terceiro bloco e encaixe logo abaixo do bloco vermelho. Clique na pequena seta e selecione a opção: global altura.
• Clique no componente ctAltura, arraste o primeiro bloco verde e encaixe no final do bloco vermelho. Altere a opção CorDeFundo para Texto.
• Clique na categoria Variáveis, arraste o terceiro bloco e encaixe logo abaixo do bloco vermelho. Clique na pequena seta e selecione a opção: global resultado.
• Clique na categoria Matemática, arraste o sexto bloco e encaixe no final do último bloco colocado.
• Clique no símbolo à esquerda do bloco azul a acrescente mais duas lacunas.
• Clique na categoria Matemática, arraste o primeiro bloco e encaixe na primeira lacuna do bloco azul. Altere o valor “0” para: “3.1416”.
• Clique na categoria Variáveis, arraste o segundo bloco e encaixe na segunda lacuna do bloco azul. Clique na pequena seta e selecione a opção: global raio.
• Clique novamente na categoria Variáveis, arraste o segundo bloco e encaixe na tercei-ra lacuna do bloco azul. Clique na pequena seta e selecione a opção: global raio.
• Clique novamente na categoria Variáveis, arraste o segundo bloco e encaixe na quarta lacuna do bloco azul. Clique na pequena seta e selecione a opção: global altura.
• Clique na categoria Variáveis, arraste o terceiro bloco e encaixe logo abaixo do bloco vermelho. Clique na pequena seta e selecione a opção: global resultado.
• Clique na categoria Matemática, arraste o sétimo bloco e encaixe no final do último bloco colocado.
• Clique na categoria Variáveis, arraste o segundo bloco e encaixe na primeira lacuna do bloco azul. Clique na pequena seta e selecione a opção: global resultado.
• Clique na categoria Matemática, arraste o primeiro bloco e encaixe na segunda lacuna do bloco azul. Altere o valor “0” para: “3”.
• Clique no componente legResultado, arraste o segundo bloco verde e encaixe logo abaixo do bloco vermelho. Altere a opção CorDeFundo para Texto.
• Clique na categoria Variáveis, arraste o segundo bloco e encaixe no final do bloco verde. Clique na pequena seta e selecione a opção: global resultado.

  Feito isso, o seu código deverá ficar igual ao da Figura 32.3:


Figura 32.3 – Código final do Botão.

  Esse bloco nos diz o seguinte:

  Quando o botão for clicado, os valores informados nas caixas de texto pelo usuário serão armazenados nas variáveis globais raio e altura, e em seguida, a variável global resultado armazenará o resultado da operação. Finalmente, o resultado será mostrado na legenda legResultado.

  Dessa forma, concluímos o nosso projeto. Teste seu projeto em um dispositivo real e confira o resultado.

  Você pode baixar o código completo desse projeto acessando os links:

  CalculoVolumeCone.aia

  CalculoVolumeCone.apk



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