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TUTORIAIS APP INVENTOR - 49

Como Converter Texto em Voz - 2


  Nesse tutorial vamos mostrar como utilizar o componente TextoParaFalar da categoria Mídia para falar uma mensagem qualquer. Nesse projeto você vai poder digitar qualquer texto em uma caixa de texto, não importa o tamanho da mensagem.

  Então vejamos como desenvolver esse projeto:

  • Abra o App Inventor acessando o link:

  App Inventor 2

  • Na tela apresentada, clique no Botão Create Apps!, em seguida entre com sua conta.
  • Crie um novo projeto com o nome: TextoParaFalar2.

  Agora vamos alterar algumas propriedades da Tela Principal:

  Alterando as propriedades da Tela Principal:

  • Clique em Screen1 na seção Componentes.
  • AlinhamentoHorizontal: Centro: 3.
  • CorDeFundo: Marrom Claro.
  • PrimaryColor: Marrom Escuro.
  • Theme: Dark.
  • Título: Texto Para Falar 2.

  Agora vamos inserir os componentes do nosso projeto na seguinte ordem:

  • 1 layout OrganizaçãoHorizontal (somente como separador).
  • 1 Botão.
  • 1 layout OrganizaçãoHorizontal (somente como separador).
  • 1 Caixa de Texto (para digitação do texto desejado).
  • 1 layout OrganizaçãoHorizontal (somente como separador).
  • 1 Botão.
  • 1 componente TextoParaFalar.

  Agora vamos alterar algumas propriedades dos componentes:

  Alterando as propriedades do layout OrganizaçãoHorizontal1::

  • Nome: layoutOrgHorizontal1.
  • AlinhamentoHorizontal: Centro: 3.
  • Altura: 10 pontos.
  • Largura: Preencher principal.

  Alterando as propriedades do Botão:

  • Nome: btnFalar.
  • FonteNegrito: marque o checkbox para alterar o texto para negrito.
  • TamanhoDaFonte: 20.
  • Largura: 40 por cento.
  • Imagem: faça o download da imagem do exemplo e coloque nesse componente.
  • Texto: Falar
  • AlinhamentoDoTexto: Centro: 1.
  • CorDeTexto: Branco.

  Alterando as propriedades do layout OrganizaçãoHorizontal2:

  • Nome: layoutOrgHorizontal2.
  • AlinhamentoHorizontal: Centro: 3.
  • Altura: 10 pontos.
  • Largura: Preencher principal.

  Alterando as propriedades da Caixa de Texto:

  • Nome: ctTexto.
  • FonteNegrito: marque o checkbox para alterar o texto para negrito.
  • CorDeFundo: Roxo.
  • TamanhoDaFonte: 18.
  • Largura: 90 por cento.
  • Texto: Digite alguma coisa.
  • AlinhamentoDoTexto: Centro: 1.
  • CorDeTexto: Branco.

  Alterando as propriedades do layout OrganizaçãoHorizontal3:

  • Nome: layoutOrgHorizontal3.
  • AlinhamentoHorizontal: Centro: 3.
  • Altura: 10 pontos.
  • Largura: Preencher principal.

  Alterando as propriedades do segundo Botão:

  • Nome: btnLimpar.
  • FonteNegrito: marque o checkbox para alterar o texto para negrito.
  • TamanhoDaFonte: 20.
  • Largura: 40 por cento.
  • Imagem: faça o download da imagem do exemplo e coloque nesse componente.
  • Texto: Limpar
  • AlinhamentoDoTexto: Centro: 1.
  • CorDeTexto: Branco.

  Alterando as propriedades do componente TextoParaFalar:

  • Nome: tpfFalar.

  Feito isso, o seu projeto deverá ficar igual ao da Figura 49.1:


Figura 49.1 – Projeto com os componentes
inseridos e configurados.

  Agora vamos criar os códigos dos componentes e tornar nosso projeto funcional. Mas antes precisamos criar uma variável para armazenar a mensagem que deverá ser falada pelo aplicativo.

  Vamos lá então:

  Códigos para a variável:

• Na tela Blocos, clique na categoria Variáveis.
• Arraste o primeiro bloco para a área em branco. Altere o rótulo nome para: texto (essa será a variável utilizada para armazenar a mensagem que será falada pelo aplicativo).
• Clique na categoria Texto, arraste o primeiro bloco e encaixe no final do bloco existente.

  Isso significa que quando o aplicativo for executado será criada essa variável com a ex-pressão informada. Veja na Figura 49.2 como deverá ficar o seu código:


Figura 49.2 – Variável inicializada.

  Código para o Botão btnFalar:

• Na tela Blocos, clique no componente btnFalar e arraste o primeiro bloco para a área em branco.
• Clique na categoria Variáveis, arraste o terceiro bloco e encaixe na lacuna “fazer” do bloco marrom. Clique na pequena seta e selecione a opção: global texto.
• Clique no componente ctTexto, arraste o primeiro bloco verde e encaixe no final do bloco vermelho. Altere a opção “CorDeFundo” por: “Texto”.
• Clique no componente tpfFalar, arraste o bloco roxo e encaixe logo abaixo do bloco vermelho.
• Clique na categoria Variáveis, arraste o segundo bloco e encaixe no final do bloco roxo. Clique na pequena seta e selecione a opção: global texto.
• Clique no componente btnLimpar, arraste o segundo bloco verde e encaixe logo abaixo do bloco roxo. Altere a opção “CorDeFundo” por: “Ativado”.
• Clique na categoria Lógica, arraste o primeiro bloco e encaixe no final do bloco verde.
• Clique no componente ctTexto, arraste o primeiro bloco roxo e encaixe logo abaixo do bloco verde.

  Feito isso, o seu código deverá ficar igual ao da Figura 49.3:


Figura 49.3 – Código final do Botão btnFalar.

  Esse bloco nos diz o seguinte:

  Quando o botão for clicado, o componente txtFalar será solicitado e a mensagem informada na caixa de texto será armazenada na variável texto e em seguida será falada, o botão Limpar ficará habilitado e o teclado ficará oculto.

  Código para a Caixa de Texto ctTexto:

• Na tela Blocos, clique no componente ctTexto e arraste o primeiro bloco para a área em branco.
• Clique no componente ctTexto, arraste o segundo bloco verde e encaixe na lacuna “fazer” do bloco marrom. Altere a opção “CorDeFundo” por: “Texto”.
• Clique na categoria Texto, arraste o primeiro bloco e encaixe no final do bloco verde.
• Clique no componente btnLimpar, arraste o segundo bloco verde e encaixe logo abaixo do bloco verde. Altere a opção “CorDeFundo” por: “Ativado”.
• Clique na categoria Lógica, arraste o primeiro bloco e encaixe no final do bloco verde.

  Feito isso, o seu código deverá ficar igual ao da Figura 49.4:


Figura 49.4 – Código para a Caixa de Texto ctTexto.

  Esse bloco nos diz o seguinte:

  Quando a caixa de texto receber o foco, limpe a própria caixa para nova informação, e habilite o botão Limpar.

  Código para o Botão btnLimpar:

• Na tela Blocos, clique no componente btnLimpar e arraste o primeiro bloco para a área em branco.
• Clique no componente ctTexto, arraste o segundo bloco verde e encaixe na lacuna “fazer” do bloco marrom. Altere a opção “CorDeFundo” por: “Texto”.
• Clique na categoria Texto, arraste o primeiro bloco e encaixe no final do bloco verde.
• Clique no componente btnLimpar, arraste o segundo bloco verde e encaixe logo abaixo do bloco verde. Altere a opção “CorDeFundo” por: “Ativado”.
• Clique na categoria Lógica, arraste o segundo bloco e encaixe no final do bloco verde.

  Feito isso, o seu código deverá ficar igual ao da Figura 49.5:


Figura 49.5 – Código para a Caixa de Texto ctTexto.

  Esse bloco nos diz o seguinte:

  Quando o botão btnLimpar for clicado, a caixa de texto ficará limpa para receber nova informação, e o botão btnLimpar ficará desabilitado.

  Dessa forma, concluímos o nosso projeto. Teste seu projeto em um dispositivo real e confira o resultado.

  Você pode baixar o código completo desse projeto acessando os links:

  TextoParaFalar2.aia

  TextoParaFalar2.apk



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